NASA DESMENTE AUMENTO DE QUEIMADA NA AMAZÔNIA

Posted on Posted in BLOG

NASA DIZ QUE QUEIMADAS NA AMAZÔNIA ESTÃO NORMAIS EM COMPARAÇÃO COM OS ÚLTIMOS 15 ANOS

Transcrição do texto publicado no site oficial da NASA.

Na floresta Amazônica, a estação do fogo chegou.

O espectrorradiômetro de resolução moderada (MODIS) do satélite Aqua da NASA registrou imagens de vários incêndios ocorridos nos estados de Rondônia, Amazonas, Pará e Mato Grosso entre os dias 11 à 13 agosto de 2019.

Na Região Amazônica, os incêndios são raros na maior parte do ano porque o clima úmido impede que eles comecem e se espalhem. No entanto, em julho e agosto, a atividade normalmente aumenta devido à chegada da estação seca. Muitas pessoas usam o fogo para manter terras cultiváveis e pastagens ou para limpar a terra para outros fins.

As ditas queimadas, a pesar de serem praticas que se enquadram como crimes ambientais passiveis de multa aqui no Brasil. Mesmo assim alguns produtores utilizam desta técnica, por ser mais barata e de cunho cultural. Grifo do autor


Normalmente, o pico de atividade de queimada se dá no início de setembro e normalmente param até novembro.

NASA DESMENTE AUMENTO DE QUEIMADA NA AMAZÔNIA

A partir de 16 de agosto de 2019, uma análise dos dados de satélite da NASA indicou que a atividade total de incêndios na bacia amazônica neste ano esteve próxima da média em comparação com os últimos 15 anos. (A Amazônia se espalha por todo o Brasil, Peru, Colômbia e partes de outros países.) Embora a atividade pareça estar acima da média nos estados do Amazonas e Rondônia, até agora tem aparecido abaixo da média em Mato Grosso e Pará, segundo estimativas do Global Fire Emissions Database, um projeto de pesquisa que compila e analisa dados da NASA.


Texto do autor:

Eu me pergunto: – de quem é o interesse para tal desinformação?

Veja nas imagens abaixo os dados publicados pelo Global Fire referente a Amazônia brasileira, desde 2011 (período em que se teve o menor índice relativo durante o período), até 2019.

Os dados desmentem a narrativa falaciosa de que agora estamos tendo uma catástrofe de queimadas na Amazônia. A catástrofe vem acontecendo a muito tempo!

Mas não vamos ser ingênuos e corroborar que não existe o problema de queimadas no Brasil. Sim ele existe! Mas não é a tragédia Grega que a grande mídia está espalhando e fazendo você acreditar.

Imagens do Observatório da Terra da NASA por Lauren Dauphin, usando dados MODIS da NASA EOSDIS / LANCE e dados GIBS / Worldview e VIIRS da NASA EOSDIS / LANCE e GIBS / Worldview , e da Parceria Nacional de Polarização da Terra de Suomi . Legenda de Adam Voiland.

“Agora a Amazônia vai acabar!”

Repito a minha pergunta: – de que é o interesse desta falácia?

*fontes:
Nasa
Global Fire

Deixe seu comentário