BLOGCICLISMO

VOCÊ USA CORRETAMENTE O SEU CAPACETE?

O USO CORRETO DO CAPACETE

VOCÊ JÁ DEVE TER FEITO ESTA PERGUNTA

Se você é ciclista, iniciante, moderado, ou avançado; você já deve ter feito esta pergunta em algum momento: – Será que este capacete levinho funciona mesmo?

O fato é que o uso do capacete é um item indispensável; e eu não saiu de bike para ir na esquina de casa sem a sua proteção.

TECNOLOGIAS E TIPOS DE CAPACETES

Os capacetes hoje em dia possuem muita tecnologia, e são produzidos em EPS (Poliestireno Expandido), proporcionando leveza,  que é muito importante para atividades físicas, causando menos desconforto possível. Além da leveza os capacetes em EPS são muito resistentes, o produto final é composto de pérolas de até 3mm de diâmetro que expandem até 50 vezes o seu tamanho, e consistem em 98% de ar e 2% de Estireno. Em 1m³ de EPS existem de 3 a 6 bilhões de células fechadas e cheias de ar.

Existem vários tipos de capacetes e aplicações para modalidades especificas: Contra-relógio e Triathon, Downhill e BMX, Mountain bike, Speed, etc.

Todos são unânimes na proteção e desempenho para cada modalidade, além de possuírem espumas internas para absorvição do suor do atleta e fitas de fixação.

A IMPORTÂNCIA DO USO CORRETO DO CAPACETE

Não baste possuir um capacete caro, com a mais alta tecnologia se o uso do produto esta incorreto. Alguns ciclista utilizam o capacete de forma errada, na maioria das vezes na hora da fixação através das fitas e fivelas que vem no produto. A posição do capacete na cabeça do atleta também é de extrema importância, e não se encane capacete é como calçado e roupa, possui numero correto para cada tipo de pessoa.

LEMBRE-SE QUE CAPACETE NÃO É UM CHAPÉU

COMO FUNCIONA O CAPACETE

O capacete é uma proteção preventiva e nos últimos anos esteve em constante evolução. O capacete não substitui uma pedalada cautelosa, pois em traumas de alta intensidade, com pancadas  muito fortes, o capacete não vai salvar sua vida. Porém na maioria dos acidentes os capacetes protegem e acaba dando uma chance a mais para o atleta.

Os capacetes suavizam as pancadas, pois contraem-se e absorvem a energia do impacto. A parte externa do capacete pode rachar, mas um capacete de qualidade se manterá intacto. O corpo do capacete é composto por Piliestireno Expandido, que se comprime absorvendo a energia para amortecer a pancada.




Deixe seu comentário